quinta-feira, 1 de junho de 2017

0 Batalhão Ambiental há 20 anos lutando pelo meio ambiente

O Batalhão de Policiamento Ambiental está completando 20 anos de implantação.

Breve histórico
O grupamento de policiamento ambiental foi instituído efetivamente em 1997, em parceria com IMAC, financiado pelo programa PPG7, naquele ano também foram entregues uniformes, veículos e equipamentos especializados para o combate ao desmatamento, queimadas e demais ilícitos ambientais.
Em 2010 o então Pelotão Florestal - COE, da Polícia Militar teve sua importância reconhecida, sendo elevado a categoria de Companhia Independente de Policiamento Ambiental, ganhando independência administrativa.
No ano de 2012 a Companhia ganhou sua sede própria, localizada próxima ao complexo do CIEPS, onde esta foi construída através de projeto pelo BID, devido convênio firmado com o IMAC, além da aquisição de equipamentos e um veículo para atuar na área ambiental.
Em meados de 2015 devido aos relevantes serviços prestados e sua importância para a sociedade e o meio ambiente a unidade teve o reconhecimento do Governo do Estado onde através da Lei Complementar nº 315 foi elevado a categoria de Batalhão de Policiamento Ambiental.
Desde sua implantação atua em parceria com os órgãos ambientais federais e estaduais no combate aos crimes contra o meio ambiente, além de quando necessário efetua o reforço do policiamento na capital, é responsável pelo patrulhamentos nas áreas rurais e estradas do nosso Estado.

Atualidade
Atualmente a parceria com a SEMA/IMC, com recursos do Banco Alemão KfW, o Batalhão intensificou sua atuação nas áreas críticas de desmatamento, através de apoio logístico e financeiro.
Em fase de finalização o Batalhão Ambiental será o protagonista do projeto Fundo Amazônia que será submetido pela Secretaria de Segurança Pública, onde também serão beneficiados o setor da Polícia Civil responsável pela investigação aos crimes​ ambientais, assim como o Grupamento Aéreo do Estado - CIOPAER, responsável pelo acesso as localidades mais longínquas. Neste projeto o foco é a redução do desmatamento, através da prevenção e repressão com a efetivação de núcleos de Policiamento Ambiental em todas as regionais do Estado, assim como o fortalecimento do Batalhão Ambiental na aquisição de equipamentos especializados, veículos e embarcações voltados para o patrulhamento ambiental.




















0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates